3

Esteja preparado para o RISE with SAP Private Cloud Edition

 1 year ago
source link: https://blogs.sap.com/2023/01/11/esteja-preparado-para-o-rise-with-sap-private-cloud-edition/
Go to the source link to view the article. You can view the picture content, updated content and better typesetting reading experience. If the link is broken, please click the button below to view the snapshot at that time.
neoserver,ios ssh client
January 11, 2023 4 minute read

Esteja preparado para o RISE with SAP Private Cloud Edition

Neste blog trarei algumas dicas e tópicos de como estar preparado para o RISE with SAP com ‘S/4HANA Cloud, private edition’.

Estratégia Multinuvem

O RISE with SAP faz parte da estratégia multinuvem, onde várias soluções SAP de suas nuvens estão embaixo do mesmo contrato e são utilizados pelo cliente de maneira integrada, afim de realizar os respectivos processos de negócio. O produto chave da oferta é o S/4HANA Cloud.

Quando o cliente opta pelo RISE with SAP com o S/4HANA Cloud, private edition, é criado um tenant dedicado para o cliente, também conhecido como nuvem gerenciada, que inclui todos os produtos ‘private edition’. Esta entrega é realizada pelo time SAP Enterprise Cloud Services (ECS). O ECS fica responsável por todas as atividades relacionadas à definição e construção da infraestrutura, instalação e configuração inicial, bem como a realização de diversas atividades relacionadas com o mantenimento e administração dos respectivos sistemas que estão sob sua responsabilidade.

Untitled.png

Para a infraestrutura dessa nuvem gerenciada o cliente pode escolher um provedor de infraestrutura em uma região homologada. A escolha deve ocorrer para o Data Center primário e também para o Data Center secundário caso tenha optado por contratar DR de longa distância. O time de Engenharia do ECS elaborou – e mantém em processo de melhoria contínua – toda a arquitetura de referência para cada um dos provedores de infraestrutura, a fim de obter o máximo de disponibilidade e desempenho em seu ambiente SAP.

Os provedores de infraestrutura atualmente disponíveis são a própria SAP (com seus DCs) ou um dos três Hyperscalers (IaaS) líderes de mercado:

  •  Amazon Web Services (AWS)
  •  Microsoft Azure
  • Google Cloud Platform (GCP).

A escolha da região dentre aquelas homologadas pelo ECS deve ser realizada com o suporte do CAA (Cloud Architect & Advisor) durante a pré-venda.

A matriz de Funções e Responsabilidades do ECS mapeia e classifica todas as atividades que podem ser demandadas durante o ciclo de vida dos sistemas que ficam nesta nuvem gerenciada:

RISE with SAP S/4HANA Cloud, private edition and SAP ERP, PCE Roles and Responsibilities

Jornada do cliente ao Private Edition

A SAP demanda que o cliente forneça informações para realizar a construção da nuvem gerenciada do cliente, devido à natureza de sua arquitetura.

Se o cliente mapear em sua companhia os respectivos times responsáveis por prover cada um dos itens e distribuir as demandas antes da assinatura do contrato, irá agilizar a entregar destas informações dentro do prazo requisitado pela SAP. Assim permitirá que todo o ambiente seja entregue pela SAP na data de início do contrato, sem atrasos.

As informações estão detalhadas abaixo:

➢ Credenciais do S-User: necessário para que o time de operações do ECS possa instalar, suportar e gerenciar os sistemas pelo cliente. Quando o cliente adquire o RISE with SAP ele indica um membro de sua equipe para ser o Super Administrador da respectiva instalação. A partir deste usuário o cliente deve realizar a criação de um novo usuário dedicado para o time de operação, adicionando as permissões listadas no formulário enviado ao cliente.

➢ Línguas a serem instaladas nos sistemas SAP (além do padrão – EN, DE): Indica o(s) idioma(s) adicional(is) a serem instalados, por exemplo: Português, Espanhol, Francês, etc. Relevante apenas para novas instalações (Greenfield).

➢ Janela de manutenção planejada: Janela de indisponibilidade pré-aprovada de 4 horas para ser utilizada em caso de emergência. Deve ser definida dentro da janela de manutenção contratual, que é 24×5 (dias úteis) para sistemas não produtivos e 24×7 para sistemas não produtivos.

➢ 1 x subrede IPv4 (/22): Um intervalo de IPs disponível (sem utilização) e exclusivamente reservado para os hosts e componentes que serão construídos na nuvem gerenciada.

Se o Hyperscaler escolhido for GCP, este intervalo deve fazer parte do endereçamento privado documentado na RFC 1918.

➢ 1 x subrede IPv4 (/22) para DR: caso haja recuperação de desastre (DR) de longa distância (em uma região distinta) no escopo.

➢ Subdomínio de DNS interno do Cliente: o Cliente irá delegar um subdomínio embaixo do seu domínio de DNS interno e a SAP o utilizará em todos os componentes que serão construídos na nuvem gerenciada. Por exemplo: se o domínio de DNS interno do Cliente é ‘customer.corp’, o subdomínio será ‘sap.customer.corp’. Assim, as URLs utilizadas pelo usuário final estarão embaixo deste domínio. Importante: o cliente deverá prover certificados TLS/SSL para o subdomínio fornecido.

➢ Endereço de IP dos servidores de DNS: será configurado a permissão para que estes IPs possam realizar o zone-transfer (transferência dos registros de DNS) dos servidores de DNS da nuvem gerenciada para os servidores de DNS do cliente.

➢ Parâmetros de configuração da conectividade ponta-a-ponta (VPN, MPLS, etc): time de redes do cliente deve preencher o documento compartilhado pela SAP no formulário enviado ao cliente. A SAP irá providenciar a configuração e retornar com os dados necessários para que o cliente finalize a conectividade.

➢ Best Practices: Cliente e Parceiro implementador são responsáveis por selecionar os detalhes requeridos para ativação de Best Practices preenchendo a última versão do questionário disponível na SAP Note 3039705. – Relevante apenas para novas instalações (Greenfield).

➢ Contatos do cliente: nome, e-mail e telefone para os contatos técnicos do cliente e do projeto. Estes dados serão compartilhados com o time de ECS e são necessários para que eles saibam a quem buscar em suas interações.

Conclusão

Com esta visão geral e com planejamento junto ao seu time de TI, é possível agilizar a definição e entrega das informações que são pré-requisitos pelo time da SAP para implementação e entrega dos ambientes em nuvem gerenciada do RISE with SAP.

Importante salientar que a grande maioria das informações são mandatórias e essenciais para que o time da SAP possa construir o ambiente baseado na arquitetura de referência e que atrasos na entrega destas informações deve levar à atraso de similar proporção na entrega do ambiente.

Até a próxima !


About Joyk


Aggregate valuable and interesting links.
Joyk means Joy of geeK